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  Secretaria Escolar
Solicitação de Documentos Escolares
» Diploma
» Histórico Escolar
» Relação de matérias
» Certificados e atestados

Orientações Gerais
1. Os dados requisitados são de fundamental importância para a elaboração dos documentos escolares, haja vista que visam atender as normas regulamentares da Corporação e de Instituições de Ensino Público.

2. Para fins de continuidade de estudos em outros estabelecimentos de ensino superior, verificar quais documentos serão realmente necessários para atender à Instituição.

3. Para expedição de Documento(s) Escolar(es) será necessário o pagamento de taxa(s) depositada(s) na conta bancária do Programa Escolar do FEPOM, conforme I-34-PM, de acordo com a tabela publicada no anexo do Bol G PM nº 191 de 08OUT14 e atualização da Ufesp por meio do Comunicado DA-96/2017 (DOE-SP de 21/12/2017) , conforme segue:

3.1. Banco do Brasil S.A.:
3.1.1. agência: 1897-X;
3.1.2. conta: 8822-6;

3.2. Tabela:
3.2.1. Diplomas CFO, CHQAOPM, CAO e CSP (2ª Via): R$ 77,10;
3.2.2. Históricos Escolares (2ª Via): R$ 25,70;
3.2.3. Relação de matérias (2ª Via): R$ 25,70;
3.2.4. Certificados e atestados: R$ 25,70;

3.3. O comprovante do depósito deverá ser entregue no ato da retirada dos documentos.

4. Convém orientar os solicitantes, singelamente, que alguns conceitos dos documentos escolares devem ser levados em consideração, tais como:

4.1. Diploma: “Documento oficial, registrado, concedido por instituição de ensino, que equivale à declaração de que o diplomando possui as habilitações e cumpriu as exigências necessárias à obtenção de um Título”;
4.2. Histórico Escolar: “Documento oficial, registrado, que mensura a evolução do aluno através do reconhecimento da aprovação das matérias por meio de graus obtidos, bem como o cumprimento da carga horária”;
4.3. Relação de matérias: “É a ementa, síntese curricular, devidamente registrada, que contém a carga horária e os assuntos por cada matéria ministrados em sala de aula, no decorrer do Curso”.

5. A solicitação também poderá ser efetuada pessoalmente ou por meio de pessoa devidamente autorizada para tal, diretamente na Secretaria Escolar da APMBB. Também poderá ser realizada pelo correio.

6. Prazo estimado para a entrega de Documentos Escolares:

6.1. Diplomas: 30 (trinta) dias;
6.2. Históricos Escolares: 15 (quinze) dias;
6.3. Relação de matérias: 15 (quinze) dias;
6.4. Certificados e atestados: 15 (quinze) dias.

7. Todos os dados devem ser preenchidos sem abreviaturas;

8. Documentos enviados com ausência de dados não serão confeccionados, até a regularização.

9. Não serão enviados documentos escolares por meio de malote; casos excepcionais serão submetidos à apreciação do Secretário Escolar.

10. Caso o documento escolar não seja retirado no prazo 06 (seis) meses após a realização do pedido, será encaminhado à OPM descrita na solicitação, por meio de guia de remessa. Exceção feita no caso de 2ª Via, onde deverá ser procedido conforme o descrito no subitem 3.3.

Realizar o preenchimento do modelo de requerimento clicando abaixo, assiná-lo e enviá-lo para o e-mail apmbbsecesc@policiamilitar.sp.gov.br

Atenção: Não enviar o documento preenchido como "anexo". Para tanto, "copiar e colar" o documento no e-mail que será enviado.

» Requerimento CAO e CSP
» Requerimento CFO e CHQAOPM

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