APOSTILAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS (CFSd)

 

A Lei nº 1.036, de 11 de janeiro de 2008, que instituiu o Sistema de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e o Decreto nº 54.911, de 14 de outubro de 2009, tornaram possível o reconhecimento do Curso de Formação de Soldados (CFSd) como curso superior, desde que preenchidos os requisitos legais, por meio do apostilamento.

Apostilamento automático
Para aqueles que continuaram os estudos sequenciais, como, por exemplo, frequentaram o Curso de Formação de Sargentos (CFS) ou o Curso de Formação de Oficiais (CFO), o apostilamento é automático, devendo o interessado protocolar, na ESSd-Cel PM Assumpção, pedido formal de apostilamento, juntamente com seu diploma do CFSd.
Também é automático o apostilamento para os cabos, soldados e civis que se formaram no CFSd após 23 de agosto de 1996, devendo o interessado protocolar, na ESSd-Cel PM Assumpção, pedido formal de apostilamento, juntamente com seu diploma do CFSd.

Apostilamento por meio de provas e títulos
Os cabos, soldados (ambos ativos ou inativos) e civis, que frequentaram o CFSd anteriormente a 23 de agosto de 1996, e desejam o reconhecimento do curso como superior, deverão ser submetidos ao exame de apostilamento do CFSd, nas seguintes condições:
- inscrição ao exame na Home Page da ESSd-Cel PM Assumpção e submissão à prova;
- na data da prova, o examinando deverá apresentar certificado autenticado de conclusão do ensino médio;
A prova, de duração de 3 (três) horas, versará sobre as disciplinas que o examinando não frequentou em seu CFSd, a saber:
- Matérias jurídicas (Ações Afirmativas, Criminalística, Direito Civil, Direito da Cidadania, Leis Especiais e Estatuto da Criança e do Adolescente);
- Matérias profissionais (Deontologia, Fundamentos da Qualidade, Gerenciamento de Crises, Polícia Comunitária e Sistemas Inteligentes).
A ESSd-Cel PM Assumpção disponibilizou na Home Page ESSd da Intranet as apostilas das matérias acima citadas, para que sirvam de material de apoio aos estudos.
Informações complementares aos interessados:
- o próximo exame de apostilamento ocorrerá em 26 de setembro de 2013, na sede da ESSd-Cel PM Assumpção – mais informações, consulte em Boletim Geral;

 

Da Inscrição:
Todos os interessados (mesmo aqueles que se inscreveram anteriormente) devem acessar a Home Page da ESSd-Cel PM Assumpção (Intranet), no link Apostilamento e inserir/alterar seus dados e, após, confirmar sua inscrição.
Não será permitido o encaminhamento formal da inscrição – o único meio é o eletrônico, conforme acima citado.


Da convocação para o exame:
A lista de nomes convocados para a realização do exame estará disponível na Home Page da ESSd-Cel PM Assumpção, 15 (quinze) dias antes da realização do exame.
Os nomes serão convocados por ordem cronológica de inscrição, sendo que os inscritos excedentes realizarão exame futuro, em data posterior, a ser divulgada – por isso, é importante que os interessados acessem a Home Page constantemente.
Uniforme e documentos:
É obrigatória a apresentação de cópia autenticada da certidão de conclusão do ensino médio.
Aos militares da ativa e inativos também é obrigatória a apresentação da cédula de identidade funcional.
Militares da ativa deverão comparecer devidamente fardados.
Militares reformados e civis deverão comparecer em trajes civis.

 

 

2013 - Escola Superior de Soldados Coronel PM Eduardo Assumpção | Avenida Doutor Felipe Pinel, 2852 - CEP 02939 000 - Bairro Pirituba - São Paulo - 011 3941 2326