O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças da pré-escola até o colegial; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre as Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).
Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países e cerca de 35 milhões de crianças por ano, têm instrução com policiais PROERD.


Os objetivos principais do PROERD são noções de cidadania, prevenir o abuso de drogas entre escolares e auxiliá-los a desenvolverem técnicas eficazes de resistência à violência. Casos de vandalismo e formação de gangues já estão fazendo parte do cotidiano de nossas escolas, notadamente as públicas. O currículo principal é o da 4ª série do 1º grau e objetiva preparar as crianças a evitarem tais problemas logo que estão entrando na adolescência. Hoje sabe-se que a idade que mais se dá o primeiro contato com as drogas, é aos 12 anos de idade, portanto o PROERD atuando principalmente nas 4ª séries funciona como uma real prevenção. O PROERD atinge tais objetivos treinando cuidadosamente seus policiais para ensinarem um currículo estruturado e seqüencial nas escolas, currículo este criado e aplicado por psicólogos, pedagogos e policiais. É importante citar o impacto que o policial fardado exerce trabalhando em sala de aula como um modelo positivo aos estudantes.
Apesar da mídia explorar os atos negativos praticados por uma minoria de policiais, o aluno nesta faixa etária tem, via de regra, um grande fascínio e respeito pelo cidadão fardado.
Através deste magnetismo, o policial apresenta-se amigo, orientador e próximo, mostrando a verdadeira Polícia, resgatando a imagem das instituições de forma geral, angariando com isto a confiança necessária que todas as organizações devem ter para poderem atuar com mais eficácia.











Direcionado para desenvolver as necessidades do apoio familiar e envolvimento em programas escolares. Destina-se a qualquer adulto que seja pai, mãe ou responsável pela criança. O Programa proporciona informações sobre comunicação com os filhos, construção da auto-estima, fatores de risco associados aos jovens, noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência dos adolescentes, fatores protetores e fontes de pressão, resolução de conflitos e a violência.
Este programa é desenvolvido em reuniões a serem agendadas pela escola.


Este processo inicia-se com uma rigorosa seleção dos policiais pois desta iniciativa dependerá o sucesso ou não do Programa. Estes policiais deverão enquadrar-se em diferentes aspectos os quais deverão levá-lo a ser um constante pesquisador e estudioso do assunto devendo dedicar-se à prevenção em todo o seu turno de serviço. Abaixo são relacionados os quesitos recomendados para a seleção:
- Ter concluído, no mínimo, o ensino médio;
- Ter facilidade de expressão principalmente em público;
- Não ser fumante;
- Estar no bom comportamento;
- Não estar respondendo a processo criminal, ou administrativo, ou ter punição disciplinar que o incompatibilize com a atividade; e
- Ter no mínimo 2 anos de atividade no policiamento ostensivo.
Os candidatos que se enquadrem nestes quesitos deverão ser selecionados mediante a formação de uma banca com profissionais do assunto que deverão entre outros testes adotados realizar uma entrevista pessoal, uma dinâmica de grupo e o preenchimento de questionário. Após a seleção será realizado o Curso de Formação de Instrutores (D.O .T.), com duração de 80h/a durante duas semanas. Este curso habilita os policiais militares a desenvolverem o Programa para as 4ª séries do 1º grau, não habilitando-os a ensinarem outros policiais. Para isto o policial deverá freqüentar um segundo curso que tem como pré requisito 1 ano de aplicação do Programa nas escolas, que é o Curso de Formação de Mentores (M.O .T.) com duração de 40h/a em uma semana.

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